O que são os Bioestimulantes agrícolas?
Os Bioestimulantes agrícolas atuam sobre a fisiologia da planta de diversas formas e por diferentes vias para melhorar a vigor da cultura, o rendimento e a qualidade da colheita.
São produtos de origens variados, sem resíduos e seguros, cada vez mais utilizados em uma grande variedade de culturas.
Os Bioestimulantes são tema de atualidade e novidade dentro do marco legislativo em todos os países, por serem de um grande interesse para os sócios da AEFA, é também cumpre dizê-lo, para os agricultores, que são os que precisam e reclamam estes produtos para um desenvolvimento ótimo das culturas.
Os Bioestimulantes agrícolas encontram-se entre os produtos mais antigos que se têm utilizado na agricultura. Sempre existiu a necessidade de estimular o crescimento das plantas para aumentar os rendimentos e, mais ainda, quando o agricultor vê que a sua colheita pode ser minguada, sobretudo, após esta ter passado por uma inclemência metrológica.
No enquanto, o uso do termo “Bioestimulante” é mais recente. A partir da metade da década dos noventa começaram a aparecer artigos e publicações a nomear o termo “bioestimulante” e, até hoje, o acréscimo do uso deste termo cresceu de maneira exponencial.
No início, dos Bioestimulantes agrícolas conheciam-se mais os seus efeitos nas culturas do que os seus modos de ação nas plantas. Isto tem e continua a mudar, dado que a tecnologia e o investimento postos ao serviço neste campo por parte das empresas fabricantes de Bioestimulantes agrícolas e centros de investimento públicos e privados, está a permitir identificar novos compostos bioactivos e microrganismos benéficos, assim como conhecer, ainda mais, e com uma precisão maior, como atuam na planta, quais mecanismos bioquímicos e fisiológicos estão involucrados… em resumo, dar luz e uma base científica de por que os Bioestimulantes são produtos necessários para a agricultura.
A AEFA apoia a inclusão desta nova categoria de produtos e continuamos a trabalhar na defesa dos interesses dos associados.